Resenha - Os Artifícios das Trevas - Dama da Meia Noite

Olá, queridos leitores!
Tudo bem com vocês?
Hoje eu vim falar de um livro muito especial. É uma resenha que venho me preparando há algum tempo, já que não sabia por onde começar e não queria fazer nada feio. Dama da Meia Noite me deixou desestabilizada emocionalmente. Um livro cheio de reviravoltas e que você não pode esperar que nada seja previsível, pois já vou avisando: não é!

                                                           

                                                              Livro: Dama da Meia Noite
                                                              Trilogia: Os Artifícios das Trevas
                                                              Autora: Cassandra Clare
                                                              Editora: Galera Record
                                                              Nota: ❤ + 

Sinopse: Em um mundo secreto onde guerreiros meio-anjo juraram lutar contra demônios, parabatai é uma palavra sagrada.
O parabatai é o seu parceiro na batalha. O parabatai é seu melhor amigo. Parabatai pode ser tudo para o outro mas eles nunca podem se apaixonar.
Emma Carstairs é uma Caçadora de Sombras, uma em uma longa linhagem de Caçadores de Sombras encarregados de protegerem o mundo de demônios. Com seu parabatai Julian Blackthorn, ela patrulha as ruas de uma Los Angeles escondida onde os vampiros fazem festa na Sunset Strip, e fadas estão à beira de uma guerra aberta com os Caçadores de Sombras. Quando corpos de seres humanos e fadas começam a aparecer mortos da mesma forma que os pais de Emma foram assassinados anos atrás, uma aliança é formada. Esta é a chance de Emma de vingança e a possibilidade de Julian ter de volta seu meio-irmão fada, Mark, que foi sequestrado há cinco anos. Tudo que Emma, Mark e Julian tem a fazer é resolver os assassinatos dentro de duas semanas antes que o assassino coloque eles na mira.
Suas buscas levam Emma de cavernas no mar cheias de magia para uma loteria sombria onde a morte é dispensada. Enquanto ela vai descobrindo seu passado, ela começa a confrontar os segredos do presente: O que Julian vem escondendo dela todos esses anos? Por que a Lei Shadowhunter proíbe parabatais de se apaixonarem? Quem realmente matou seus pais e ela pode suportar saber a verdade?


'' A vida é curta, e a sabedoria é longa demais para ser aprendida."

A sinopse em si já fala bastante coisa e nos dá indícios de o que podemos esperar nesse livro. Porém, como eu disse anteriormente, esse livro não é previsível. Você pode até tentar descobrir o que acontece, mas não vai conseguir. É um livro que te engana e te faz ter um pouco de receio por causa da grossura. Mas é uma leitura que vale muito a pena.
A guerra maligna, que teve como vilão principal Sebastian Morgenstern, ocorreu há exatos cinco anos antes do início deste livro. A Clave e os Institutos atacados ainda sofrem com as perdas de Caçadores de Sombras e vêm tentando ser reerguer desde então.
Antes da Guerra Maligna, os caçadores de sombras e os seres do submundo mantinham uma relação “estável”, através dos Acordos. Porém, após a fadas terem se aliado a Sebastian, os Acordos sofreram mudanças. Foi instaurada a Paz Fria: Caçadores de Sombras e seres do submundo acobertados pelos Acordos, foram proibidos de manterem relações e ajudar o povo das fadas. A punição seria igualmente severa para quem violasse.
A Paz Fria não é algo que todos os Caçadores de Sombras aprovem. Fadas que não tiveram culpa do que aconteceu estão tendo que pagar pelos erros de seus semelhantes. E isso gera uma revolta muito grande, pois além de a Clave ser muito dura com as suas Leis, eles sempre acabam cometendo erros ao redigi-las.
Helen e Mark Blackthorn são meio fadas. Eles viveram por muitos anos como Caçadores de Sombras leais a Clave e aos Nephilins. Eram os irmãos mais velhos da família, e logo após a guerra, Helen foi exilada. Mark, foi tomado (ainda na guerra) pela Caçada Selvagem.

“Lex malla, lex nulla. Uma lei ruim, não é uma lei.”


Emma Carstairs tem a vingança como combustível. Por todos esses anos, desde a morte de seus pais ela vem tentando achar o assassino que tirou a vida deles. O assassino que a deixou órfã ainda criança. Emma se tornou uma das melhores Caçadora de Sombras de sua geração. Ela mora no Instituto de Los Angeles, juntamente com a família Blackthorn – ou o que sobrou dela.
Com o seu pai morto e os irmãos mais velhos longe, Julian teve uma infância difícil. Aos 12 anos de idade, ele teve que aprender a como criar os quatro irmãos mais novos sozinho. E conseguiu. Após cinco anos tentando manter o equilíbrio da família e manter todos juntos, Julian é como um pai para essas crianças. 
"Ele abriria mão porque os amava, porque a felicidade deles era a sua, porque eles eram seu sangue e seu oxigênio."
Melhores amigos desde crianças, Julian e Emma são parabatais. Criaram uma vida juntos. Morando sob o mesmo teto, eles são como uma família.
Em um certo momento, assassinatos - com o mesmo tipo de marcas que os pais de Emma foram encontrados -, começam a acontecer. A menina não perde tempo e começa a investigar, afinal, depois de anos de pesquisa e investigações sem frutos, ela tem uma chance de achar quem matou seus pais. E é nesse momento em que as fadas decidem ir atrás dos Blackthorn. O povo das fadas também vêm sendo mortos e achados com essas mesmas marcas. Eles tem noção de que Emma procura incansavelmente o assassino dos seus pais, e eles tem uma vantagem para obriga-los a fazerem o que querem: Mark Blackthorn. A partir disso, eles se unem ao povo das fadas para investigar e achar o assassino. Isso tudo escondido da Clave, afinal, é proibido.
Em uma luta para manter o irmão junto a ele e descobrir quem foi o assassino dos pais de Emma, Julian está ficando saturado. Vivendo a base de segredos e mentiras, ele se vê com mais fardos a carregar do que se achava possível. Mark está perturbado. Após anos na caçada selvagem, vivendo inteiramente como uma fada, ele tem dificuldade para se adaptar ao mundo humano e Julian faz de tudo para manter o irmão seguro. Somado a isso, ele se vê com o coração constantemente apertado: Ele é apaixonado por Emma. E parabatais não podem se apaixonar um pelo outro.
Emma não sabe o que fazer com o que anda sentindo por Julian. Sua cabeça é uma confusão de pensamentos: vingança, família, investigação e ... um sentimento que ela não sabe nomear. 
Amor proibido, família, mistério e muita magia. Dama Da Meia Noite te faz rir, chorar, gritar, se apaixonar e ter raiva. É uma mistura de sentimentos que é difícil de explicar. Cassandra Clare realmente se superou nesse livro. 

"O mar desgasta penhascos, Emma, e os transforma em areia; do mesmo jeito, o amor nos desgasta e ataca nossas defesas."

A ligação que essa trilogia tem com a série Instrumento Mortais e As Peças Infernais, nos da margem para sabermos como anda nossos amados personagens: Clary, Alec, Jace, Magnus, Simon, Isabelle, Tessa e Jem. É muito interessante ver como os laços entre essas gerações de caçadores de sombras são criados e edificados ao decorrer de outros livros.
E antes que pensem: Ah, gira em torno do romance proibido. Gente, não é bem assim! Acima do romance, nos temos os seguintes tópicos:
  • Investigação,
  • Amadurecimento pessoal,
  • Família,
  • Suspense   

Personagens:
A questão dos personagens foi algo que me surpreendeu bastante. Cassandra criou personagens fortes. E não digo isso só dos principais, mas de todos em um geral.
Tiberius (Ty) – ele é um menino muito especial. O modo como ele vê o mundo é diferente e a princípio eu achei que ele tinha alguma doença, já que sempre mencionava que ele era especial. E eu não podia estar mais errada. Ele só vê tudo com uma intensidade diferente. O menino é fã de Sherlock Holmes (muito amor) e amante dos animais. Adorei como ele se portava diante de todos, o modo prático e direto.

Octavian (Tavvy) – ele é o irmão caçula, o bebe da família. Tavy tem apenas 7 anos e é o que mais necessita dos cuidados de Julian. O menino é um fofo, gente! Da uma vontade danada de apertar.

Olivia (Livvy) – é a irmã gêmea de Ty. Ela tem 15 anos e é muito determinada. Vive implorando para Ty ser seu parabatai, porém ele vive negando. Eles possuem um laço muito forte e fazem de tudo um pelo outro.
Drusilla (Dru) – a menina é uma das mais jovens. Dru é um pouco cheinha e tem um pouco de paranoia com isso, mas no geral é uma menina muito doce e esperta. Ela adora filmes de terror.
Julian – Ah, o que falar do meu Jules? Ele é um amor! Tinha horas que me dava uma dor no coração.... Julian é muito intenso. Ele se desdobra em mil para dar o que pode a família. O objetivo da vida dele é mate-los perto dele. Ele mostra um amor inexplicável para com os seus. Guerreiro. É isso que ele é.
Emma – ela é uma personagem forte. Impetuosa e ardilosa. Ela não se importa muito com as Leis e muito menos em transgredi-las. Ela é o braço direito de Julian, assim como ela é o dele.
Mark- ele está completamente perturbado. E esse fato me rendeu diversas gargalhadas. Está tentando se adaptar ao mundo humano novamente, porem mantem a graciosidade do povo das fadas.  
Cristina Rosales – assim que fui apresentada a Cristina, eu fiquei meio na dúvida. Ela é uma personagem latina e tem uma personalidade forte. Cristina é leal aos seus amigos, mesmo que já tenha tido uma decepção muito grande em relação a amizade. Ela tem fé. E é de grande ajuda no Instituto. Ela é a primeira pessoa que Mark deixa realmente se aproximar e nisso eles criam um laço. Só não se sabe onde isso vai dar...

O livro é narrado em terceira pessoa e mais uma vez Cassandra nos mostrou que tem o dom de contar histórias. É muito interessante ver o seu desenrolar. Em como tudo se interliga e a história sendo contada dentro da própria história.
Dama da Meia Noite é o primeiro livro da trilogia Os Artifícios das Trevas. Publicado pela Galera Record, o segundo livro da trilogia, Lord Of Shadows (Lorde das sombras ou Senhor das Sombras – tradução livre) tem previsão de lançamento para Abril de 2017.
Quem aí já leu? Venha surtar comigo sobre os acontecimentos desse livro. Deixe nos comentários o que você achou. Vamos interagir!
Mil beijos, meus amores! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, recomendação, dicas, pedidos e etc. Vamos interagir!

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo